Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. Êxodo 20:10.



Houve uma grande festa, mas os convidados não foram. O rei então estendeu o convite a outros. Na cerimônia, viu alguém sem as vestes nupciais e deu ordens para que o retirassem imediatamente (Mateus 22:1-14). A festa simboliza a grande reunião entre as pessoas que serão salvas – a igreja – e Cristo, o noivo. Os primeiros convidados não reconheceram o valor do convite. “Veio para o que era seu, e os seus não o reconheceram” (João 1:11). Mas Jesus estendeu a salvação para todos: “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (João 1:12). No entanto, quem aceita o convite tem de se revestir de Cristo – das vestes da justiça. Andar como Ele andou. Como Jesus agiu?

Jesus revolucionou todos os padrões. A Lei dizia que era pecado adulterar. Ele protegeu uma mulher adúltera, oferecendo o perdão. Condenou o comércio na igreja. Recebeu coletores de impostos, gentios, mulheres e crianças. Agiu com o amor. Fez uma releitura da Lei. Com o sábado não foi diferente. Religiosos haviam tornado muito pesada a guarda desse dia, impondo inúmeras regras. Mas Jesus curou no sábado, alimentou seus discípulos no sábado, trabalhou fazendo o bem, nunca em proveito próprio. Por isso, Ele afirmou: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (João 5:17). O trabalho de Deus é salvar. Jesus foi condenado, mas respondeu: Eu sou “o senhor do sábado” (Mateus 12:8).

Cristo ensinou uma nova mensagem revolucionária diante da mentalidade da época, onde líderes religiosos eram extremistas e agiam sem amor. E por isso foi acusado de negar os ensinamentos dos profetas e quebrar a Lei – a Lei do Antigo Testamento, os Dez Mandamentos. Isso significa que os Dez Mandamentos foram abolidos? Vamos deixar Jesus responder: “Não pensei que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir” (Mateus 5:17).

Mas Cristo não deu um novo mandamento, o do amor? “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” (Mateus 22:37) e “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39), disse Jesus. O amor está acima de todas as coisas. E o amor é Cristo, a Sua Graça. A salvação vem por intermédio dEle. O amor então substitui a Lei? Para responder a essa pergunta é preciso refletir sobre o que Jesus falou sobre o amor, o seu significado.

Um casal que apenas diz que ama, mas não cuida, trai, promete e não cumpre; ama mesmo? Em Mateus 22:37, Jesus explica o que significa amar a Deus. Está escrito: amarás... com o coração, a alma, o entendimento e a força (Marcos 12:30). O amor inclui também entender a vontade de Deus e praticá-la, com dedicação. Não é apenas um sentimento. Além disso, se Jesus estivesse abolindo os Dez Mandamentos, não teria falado o último verso desse diálogo: “Destes dois mandamentos [do amor a Deus e ao próximo] dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:40). Ele não disse: estes dois mandamentos anulam toda a Lei..., mas falou “destes dois mandamentos dependem toda a Lei”. A Lei do Antigo Testamento não foi anulada, mas colocada em conexão direta com o amor –
Jesus.

Jesus disse que na Festa, do grande dia de Sua volta, não poderíamos entrar de qualquer jeito. A compreensão sobre o significado do amor, da Lei e da Bíblia como um todo é condição essencial para o nosso encontro com o Noivo. O sábado surgiu antes dos Dez Mandamentos, foi dado no Éden, após Deus ter terminado a Criação (Gênesis 2:2-3). Foi o dia escolhido por Deus para celebrar a vida – a criação e a redenção. É o dia no qual comemoramos o maior casamento de todos os tempos, por isso o sábado é amor.

E-mail:
dezmandamentos.10@gmail.com

Nenhum comentário: