Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20: 7.


Aparentemente a santidade; no íntimo, afastamento de Cristo. Ele, Jesus, não habita ali, mas é mencionado. Invocado publicamente. Marcado nas palavras, mas desprezados nas ações. Para que o nome de Deus não seja falado em vão é preciso se comprometer com Ele . “Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos” (João 14: 15). O amor precisa de ação, e agir inclui aceitar o mais importante desafio: busque diligentemente a verdade. E o que é a verdade?

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (João 14:6). Aceitar a Jesus é trilhar o caminho que Ele seguiu, buscar a verdade e amar de tal modo a vida a ponto de se entregar pelo próximo. Na história do Bom Samaritano, Jesus contou sobre um homem caído na estrada, após sofrer um assalto violento (Lucas 10:25-37). Um sacerdote passou pela estrada. Não parou. Um levita, que aparentava ser muito bom, religioso, também seguiu em frente, sem oferecer ajuda.

Na seqüência, um samaritano, alguém pouco admirado na sociedade da época, viu o homem caído, limpou seus ferimentos e levou-o até uma pensão. Pagou toda sua estada, até vê-lo inteiramente recuperado. Não foi apenas uma ajuda rápida, foi dedicação total. Os religiosos negaram ajuda. Diziam seguir a Deus, mas na prática não pertenciam a Ele. A fé era vã.

Jesus também contou a história do jovem rico (Mateus 19:16-22). “Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?”, perguntou o jovem. Jesus respondeu, mostrando a importância da Lei: “Guarde os mandamentos.” Mas já faço isso, disse o jovem. “Vá, vende tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres”, prosseguiu Cristo, completando: “Depois venha e me siga.” O moço saiu triste, pois tinha muitas riquezas. Ele guardava os mandamentos, procurou Jesus, mas sua fé era vã. Faltava o amor.

Amar a Deus e amar o próximo. No primeiro ato de amar, o resumo dos quatro primeiros mandamentos. No segundo, o resumo dos seis últimos. Os Dez Mandamentos – única lei bíblica escrita pelo próprio Deus e apresentada por Moisés – é a verdade. E a verdade só existe em Cristo – expressão máxima do amor divino.

E-mail:
dezmandamentos.10@gmail.com

Nenhum comentário: