Não dê testemunho falso contra ninguém. Êxodo 20:16.



Larry Hicks, um garoto negro, foi condenado à morte em 1978, nos EUA. Dois anos depois, anularam a sentença, pois descobriram que estava fundamentada em um depoimento falso. A mentira é capaz de acabar com a vida das pessoas. As palavras têm poder! A maioria de nós não ajudará a condenar alguém num tribunal. Mas nas nossas relações cotidianas, somos diariamente levados a criticar as pessoas, a sentir mágoa e ressentimento. Como agir?

“Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe” (Lucas 17:3). Mas como deve ser a “repreensão”? Devemos “desmascarar” as pessoas diante de todos? “Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois” (Mateus 18:15). A Bíblia condena a popular “fofoca” e aposta no diálogo, na conversa, sem intermediários. Tudo com muito respeito e amor. Uma conversa franca ajuda também a reavaliar nossas próprias concepções.

Outra forma de dar um “testemunho falso” é silenciar sobre a verdade. É o popular “lavo minhas mãos”. Devemos interferir nas injustiças. Aquele que não se posiciona, consente. Jesus foi condenado à morte injustamente. Muitos deram testemunho falso contra Ele no tribunal romano. Mas muitos outros assistiram à cena sem dizer uma única palavra. O testemunho mais importante continua sendo: para você, quem é Jesus Cristo?

O filósofo Sören Kierkegaard disse: "Não obstante, essa mensagem que é o Cristianismo não pode significar para nós senão o dever imperioso de concluir a respeito de Cristo. Sua existência, a verdade de sua realidade presente e passada, impera sobre toda a nossa vida. Se o sabes, cometes o escândalo decidindo que a este respeito não terás opinião... Quando Deus se encarna e se faz homem, não é duma fantasia que se trata, duma invenção para se evadir... Não, esse ato de Deus, esse fato, é a seriedade da vida. E por sua vez, a seriedade dessa seriedade, é o dever imperioso que todos têm de ter uma opinião a esse respeito."

E-mail:
dezmandamentos.10@gmail.com

Nenhum comentário: