Não roube.
Êxodo 20:15




Diante da ordem bíblica, imediatamente muitos pensam em coisas materiais ou dinheiro. A palavra “roubar” significa: não tomar, à força ou às escondidas, aquilo que pertence a outra pessoa. Loron Wade, em seu livro Os Dez Mandamentos, oferece uma lista de alguns tipos mais comuns de furto, dos quais destaco alguns: plágio, cópia ilegal, relaxamento no emprego, superfaturamento, pagamento insuficiente.

Wade também cita algumas atitudes extremamente graves que têm a ver com o roubo da vida, das emoções, de uma pessoa. Por exemplo: (1) pais que roubam a felicidade dos filhos, porque são viciados em trabalho ou na prática de violência verbal, física ou sexual. (2) Cônjuges que roubam a felicidade um do outro, cometendo adultério, abandono do lar, privando a esposa ou o marido do apoio econômico, educação dos filhos, satisfação física e emocional. (3) Calúnias que roubam a felicidade, pois a difamação priva as pessoas de sua reputação (bom nome) e do amor, respeito e estima que todos têm direito.

No oitavo mandamento há dois princípios importantes destacados por Wade: valorização do trabalho e agir generosamente. Trabalhar é essencial para a felicidade. Ajudar, com amor, também. “Trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado” (Efésios 4: 28).

Jesus, ao doar a Sua vida, deu a você a oportunidade da salvação – trabalho abnegado e generosidade divina. Mas Ele adverte: o mundo está cheio de ladrões. Ladrões de alma. “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir”, diz Jesus em João 10:10, completando: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Que contraste! Em tempos de muitos perigos, violências sociais e espirituais, pregações falsas e interpretações errôneas da Bíblia, só há uma segurança: estar junto do Bom Pastor. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida para as ovelhas” (João 10:11).

E-mail:
dezmandamentos.10@gmail.com

Nenhum comentário: