Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes dará culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.Êxodo 20:3.


A religião é uma grande rede da interconexão humana e divina. No passado bíblico, muitos eram tentados a substituir a ligação com os céus pelas representações humanas. Meras figuras – animais, deuses mitológicos, em barro, pedra e ouro –, no lugar de Deus. Redes humanas, e não mais religação divina. As figuras de ontem converteram-se nas imagens de hoje – televisivas, digitais, em redes que desafiam o espaço e o tempo: a Mídia.

Não darás culto, nem devoção às imagens. Mas elas estão por toda a parte, basta conectar-se à rede, ou transitar por canais televisivos. Basta observar o fervor com que se busca divulgar e conhecer a vida de personalidades – suas ações mobilizam multidões. A mídia é o que melhor se aproxima dos antigos sistemas de adoração, que envolviam não apenas imagens, mas rituais, a palavra-pagã. Mídia – idolatria eletrônica.

Os meios de comunicação se tornaram um espaço de culto – ao corpo, às próprias pessoas endeusadas, aos poderes – onde o erotismo, o sexo, a violência, o descaso com a religião predominam. Imagens-conceitos que anestesiam crentes e descrentes, tornando-os presas de questões menores. A rede arrasta, a ponto de a crítica à mídia, como sistema de idolatria moderna, ser pautada pela própria mídia – símbolo da incoerência máxima: combate-se as imagens com as próprias imagens. Distanciando-nos da única conexão que nos pode salvar – Deus.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). A conexão com Deus é a única segurança para conectar-se à mídia – também fonte de evangelização e de oportunidades de comunhão. Pois a idolatria, nas suas mais numerosas formas, pode ser o bem concedido por Deus, que colocamos no lugar que só Ele deve ocupar.

E-mail: dezmandamentos.10@gmail.com

Nenhum comentário: