Não terás outros deuses diante de mim.
Êxodo 20:3.


No princípio, Deus nos criou. E então pecamos. O plano de “religar” os seres humanos ao seu Criador aconteceu. A palavra religião significa “religar”, cuja expressão máxima é o Filho, Jesus. A cruz tem sua dimensão horizontal, onde os braços estendidos de Cristo convidam sempre – “Eu os religo ao Pai”. E sua verticalidade infinita aponta para o alto – Deus nos alcançou. No passado Deus se mostrava face a face, mas de que maneira colocá-Lo em primeiro lugar se não mais O vemos?

Jim Graham, um garoto inglês de 11 anos, morava na China, quando estourou a Segunda Guerra Mundial. Jim foi separado dos pais e levado a um campo de concentração japonês. Afastado tragicamente da vida repleta de privilégios, o garoto teve que enfrentar as agruras da guerra. Corajoso, fez de tudo para sobreviver. Tinha em mente reencontrar a família. Após algum tempo envolto nas dificuldades, em completa desolação, o garoto confessou: "Já não me lembro da face de meus pais". A comovente história é contada no filme Império do Sol (1987), baseado no livro de J. G. Ballard.

Vivemos no império do sol, em tempo de guerra, desde que nos separamos do Pai – imagens descritas nos primeiros capítulos do livro de Gênesis. Como criança desorientada, a humanidade perdeu a visão de Deus, sua paternidade divina. Por isso, desmancha-se em um viver sem sentido, marcado pela dor. Para não esquecer da imagem do Criador, reconheça e aceite o plano de salvação.

O mundo ofusca o olhar. Filosofias humanas, teorias céticas, materialismo, busca por riquezas. Esses são apenas alguns artifícios para desviá-lo da Palavra. Há uma porção deles, tornando a Terra um campo minado. Para resistir, estude a Bíblia, conheça as estratégias inimigas, obtenha a armadura celeste e lembre-se, acima de tudo, a força para vencer vem do Pai.

Há luz em meio ao ocultamento. Ao contrário dos pais de Jim, o Pai celestial jamais nos abandonou. A expressão máxima do cuidado divino é Jesus, que desceu ao mundo para salvar Seus filhos – a maior história de amor de todos os tempos, descrita na Bíblia. Mas a salvação depende também de cada um de nós. Aceite o resgate oferecido por Jesus, a Palavra viva. "Ele é como escudo para os que procuram a Sua proteção" (Salmo 18:30).

Abra os olhos. O Pai voltará. Ele está próximo. O tempo de angústia dará lugar ao tempo de paz. Mas agora a guerra está intensa, os bombardeios são cada vez mais fortes, a ponto de o mundo negar a face de quem o criou. Portanto, anuncie o chamado divino, proclamando-o em voz forte: "Temam a Deus e louvem a Sua glória, pois já chegou a hora de Deus julgar a humanidade. Adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas!" (Apoc. 14:7). Adorem todos o Criador!

E-mail: dezmandamentos.10@gmail.com

Nenhum comentário: